Blog

Projeto Arquitetônico: Definição, Finalidade e Importância

07/07/2023

Projeto Arquitetônico: Definição, Finalidade e Importância

Se você está pensando em construir ou reformar, pode estar em dúvida entre contratar ou não um projeto arquitetônico. O dilema existe, muitas vezes, por questões culturais – afinal, nossos avós e bisavós costumavam fazer seus imóveis com as próprias mãos ou com o auxílio de apenas um pedreiro ou pequeno empreiteiro. Não é à toa que o Brasil está repleto de edificações irregulares, que geram dores de cabeça para famílias e empresas. Felizmente, esse cenário está mudando.

Segundo uma pesquisa realizada pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), em parceria com a Datafolha, publicada em 2022, nos últimos 7 anos, 18% das pessoas que fizeram uma construção ou reforma contrataram serviços de profissionais devidamente habilitados. Esse índice era de apenas 15% em 2015 e a tendência é de alta. Sabe por quê?

A resposta está nas vantagens que um projeto arquitetônico proporciona, além do fato de que essa solução está muito acessível a todas as classes sociais (longe de ser uma exclusividade das elites!). Se você está deseja entender os benefícios de um projeto, siga firme na leitura.

 

Afinal, o que é um projeto arquitetônico e para que serve?

Um projeto arquitetônico é uma representação gráfica e escrita de uma edificação, onde são apresentadas diretrizes fundamentais para a obra, como a quantidade de pavimentos, cômodos e suas dimensões, espessura de paredes, dimensões de janelas, acessibilidade, dentre outros.

Além de ajudar a prever e prevenir possíveis problemas de execução no canteiro de obra, o projeto de arquitetura deve refletir o estilo de vida dos moradores ou usuários, respondendo aos seus desejos quanto à funcionalidade e estética, bem como garantir a segurança de todos que frequentam o espaço, com fidelidade às normas técnicas de cada setor. É por isso que o proprietário do imóvel deve contar com um engenheiro civil, que não apenas avaliará as condições do local da construção ou reforma, mas estará preparado para ouvir e entender as necessidades do contratante e alinhá-las à sua disponibilidade de verba para chegar à melhor solução possível, ou seja, um projeto que cumpra bem a finalidade pretendida dentro do orçamento disponível.

Apesar de serem muito famosos, hoje em dia, os projetos em 3D e maquetes eletrônicas, um projeto arquitetônico é basicamente constituído por 5 elementos: implantação, plantas de cobertura, planta baixa, cortes e elevações superiores e layout gráfico. Confira alguns exemplos a seguir:

 

Exemplo projeto arquitetônico oldra engenharia

 

O projeto arquitetônico é utilizado no processo de aprovação da obra junto à Prefeitura para garantir que a construção ou reforma ocorra de forma legal, sem imprevistos com multas. Ele também se faz necessário no caso da regularização de obras prontas. Fica então a dica: melhor investir nesse importante documento antes de iniciar sua construção, pois os ganhos serão bem maiores, como explicamos a seguir.

 

Importância e benefícios de um projeto arquitetônico

“O barato sai caro” é uma frase antiga que explica bem a realidade de tantas pessoas que investiram tudo o que tinham em imóveis mal planejados. Um projeto arquitetônico evita muito mais do que esse arrependimento, pois reduz a ocorrência de problemas como atrasos, retrabalho e desperdícios de materiais. Isso porque o projeto também serve como um guia para uma execução detalhada, evitando surpresas e mudanças de curso durante a jornada.

Uma construção ou reforma feita a partir de um projeto arquitetônico também proporciona economia no longo prazo, após sua conclusão, pois evita patologias causadas por erros de execução ou decisões ruins, reduzindo o custo de manutenção do edifício. Tudo isso sem falar na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos usuários. 

Confira, a seguir, um detalhamento das vantagens.

 

Economia e maior controle de gastos

Um projeto arquitetônico confere previsibilidade de custos ao proprietário do imóvel, possibilitando um bom planejamento financeiro. Determina a quantidade de materiais necessários para cada etapa, evitando desperdícios ou a falta de materiais.

Além disso, pode proporcionar economia no dia a dia com soluções de isolamento térmico, acústico, ventilação e até aproveitamento da luz natural.

 

Segurança

Segurança é de longe um dos principais benefícios proporcionados por um projeto arquitetônico, que precisa ser feito por um arquiteto ou engenheiro civil, que entendem profundamente das normas vigentes para as edificações e têm o dever de cumpri-las. Não vale a pena por a vida em risco.

 

Melhor aproveitamento do espaço disponível

Muitas vezes, o espaço disponível para a construção ou reforma é muito limitado. Um profissional habilitado e experiente será capaz de fazer um projeto que otimize ao máximo o espaço, proporcionando economia para o investidor e mais conforto e segurança para as pessoas que frequentarão o ambiente.

 

Beleza e conforto

Habitar ou frequentar um local bonito, confortável, bem iluminado e arejado, com certeza impacta positivamente na qualidade de vida e saúde de qualquer pessoa. Quem tem qualificação e experiência com projetos arquitetônicos consegue propor soluções mais criativas e belas do que quem se atenta apenas à funcionalidade.

 

Valorização do imóvel

Como se todas as vantagens apresentadas não bastassem, com um projeto arquitetônico e uma obra feita com mais qualidade, valor estético e conforme as normas de segurança, sua edificação terá maior valor no mercado, ou seja, você poderá ter um bom ganho quando decidir vendê-la.

 

E então, vale ou não vale a pena contar com um projeto arquitetônico para sua construção ou reforma? Como vimos, os tempos mudaram e, hoje, temos não apenas consciência da sua importância, mas acesso financeiro a essa solução tão necessária e incrível.

Fale conosco e receba um orçamento para eliminar as dúvidas e iniciar a obra com o pé direito!