Blog

Gerenciamento de Obra: Quais as Vantagens e Como Contratar?

07/07/2023

Gerenciamento de Obra: Quais as Vantagens e Como Contratar?

Construir ou reformar faz parte do sonho de milhões de brasileiros. Pode ser uma ampliação para o bebê que vai chegar, uma reforma para proporcionar mais conforto à família ou uma readequação para atender às necessidades de clientes. Seja qual for a motivação, sempre bate aquela insegurança financeira quanto à viabilidade e muita gente acaba se aventurando em construir sem gestão profissional na esperança de economizar. Mal sabem que, sem um gerenciamento de obra adequado, não só as dores de cabeça podem prejudicar seu sono, mas os custos podem sair ao controle.

O principal ponto a considerar na hora de decidir como você conduzirá sua obra é que, no ramo da construção, não há espaço para improvisos e erros recorrentes. Isso porque tempo perdido implica em custos adicionais com pessoal e locação de equipamentos, materiais perdidos significam recompras e atrasos significativos geram estresse e frustração – sem falar no prejuízo de famílias e empresas que assumem um aluguel temporário durante a construção.

Já deu para entender que “tocar” a construção ou reforma por conta própria envolve muitos riscos, não é mesmo? Felizmente, existe uma saída e ela se chama gerenciamento profissional de obra. Saiba o que é e conheça, a seguir, as muitas vantagens de contratar esse serviço.

Primeiramente, o gestor de obras é normalmente um engenheiro civil, ou seja, um profissional com formação adequada para visualizar oportunidades, antever problemas e propor soluções – tudo dentro da sua verba disponível. Ele trabalhará para atender aos seus desejos e necessidades, sem deixar que você dê um passo maior que a perna. Também será capaz de realizar todas as atividades que a construção civil envolve com rapidez e qualidade, tais como:

  • Indicação de mão de obra e equipamentos.
  • Gestão de profissionais e suas entregas em cada etapa da obra.
  • Segurança do trabalho.
  • Fidelidade ao escopo do projeto.
  • Respeito ao cronograma predefinido.
  • Fiscalização da qualidade e processos.
  • Definição dos materiais de construção, sua compra e boa utilização, sem desperdícios.

Além de não precisar se preocupar com os pontos mencionados, mas apenas se envolver na escolha de acabamentos e na aprovação dos orçamentos, o proprietário do imóvel ainda se beneficia de inúmeras vantagens, que apresentamos a seguir.

 

Produtividade

Uma boa gestão de obras permite que as atividades sejam realizadas em conformidade com requisitos de qualidade e prazos. Gestores experientes conseguem otimizar a organização do trabalho através de processos bem desenhados e de tecnologia.

 

Controle de materiais

Evitar o desperdício de material de construção por meio de um planejamento feito com cálculos precisos e monitoramento rigoroso pode resultar em grande economia. Controlar os materiais também significa gerir a logística de pedidos e entregas, que devem sempre acontecer na hora certa. Ninguém quer receber material em quantidade além do espaço disponível para estoque. Da mesma forma, ninguém quer pessoal parado porque o material não chegou.

 

Entregas no cronograma

Um gestor experiente é capaz de quantificar o tempo necessário para a realização de cada etapa de uma construção ou reforma. O cumprimento dos prazos é essencial não apenas para que o contratante atinja seu objetivo e se sinta satisfeito, mas principalmente porque cada dia adicional representa custos indesejados. 

 

Gestão da qualidade 

Obras mal planejadas, com cronogramas apertados, acabam obrigando a equipe a trabalhar mais apressadamente, o que pode comprometer a qualidade das execuções. Um gestor eficiente consegue planejar com alinhamento entre os recursos disponíveis e a capacidade produtiva da equipe. Uma rotina de inspeção bem-organizada garante a conformidade técnica e evita retrabalhos.

 

Redução de custos

Com o gerenciamento profissional de obra, o contratante se beneficia da previsibilidade de custos, otimização de materiais e melhor aproveitamento do tempo da equipe. Um ótimo planejamento evita surpresas desagradáveis, que atrasem ou inviabilizem a conclusão da obra.

 

Como, afinal, contratar o serviço de gerenciamento de obra e quanto custa?

Você precisa contatar um escritório de arquitetura ou engenharia com experiência comprovada no assunto. Vale a pena buscar informações sobre os profissionais de seu interesse na Internet e visitar obras que já tenham entregado. Certifique-se também de que se trata de um profissional habilitado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), apto ao serviço.

Cada escritório adota uma forma de cobrança distinta. Na Oldra Engenharia, prestamos esse serviço a preço de custo, ou seja, sobre os custos mensais da obra, incluindo material e mão de obra, aplicamos um percentual para remunerar nosso serviço. Fale conosco e viabilize seu sonho de construir ou reformar!