Blog

Como ampliar seu imóvel com economia e satisfação

09/08/2023

Como ampliar seu imóvel com economia e satisfação

Após realizar o sonho da casa própria, com o passar dos anos, muitas famílias descobrem que se beneficiariam de algumas melhorias no imóvel, seja com a adição de um quarto, a ampliação de uma área comum ou a construção de um espaço de lazer.

Seja qual for o motivo, reformar é uma solução mais rápida e econômica do que investir num novo imóvel. O proprietário não apenas atinge seu objetivo, mas também conta com o benefício da valorização da propriedade; afinal, ampliar também é uma forma de aumentar o patrimônio.

Se você deseja embarcar nessa jornada, precisa saber que existem desafios. Um deles, inclusive, que depende da avaliação de um profissional, é a impossibilidade de ampliação devido a restrições de espaço impostas por algumas Prefeituras. Saiba, no entanto, que a grande maioria dos obstáculos pode ser superada com tranquilidade se você seguir as dicas que apresentamos neste artigo. Leia com atenção e boa empreitada!

 

1. Por que você deseja reformar?

Antes de sair contratando pessoal e adquirindo materiais, converse com todos os membros da família sobre os motivos da ampliação e como as melhorias podem impactar, na prática, na qualidade de vida de todos no dia a dia.

Faça uma lista de tudo que precisa ser feito para ter uma ideia clara de onde você está e aonde quer chegar. Ater-se aos seus objetivos e necessidades reais é fundamental para que você não dê um passo maior que a perna e se complique financeiramente.

 

2. Planejar é preciso

Com tudo o que precisa ser feito em mãos, é hora de se organizar e planejar. Faça um cronograma de execução da obra por cômodo. Assim, você sabe por onde o serviço começará, onde deve terminar e quando. Isso é fundamental para que a família reorganize sua rotina dentro do imóvel, caso não seja necessário esvaziá-lo, ou mesmo possa planejar por quanto tempo deve contar com a ajuda de parentes ou pagar um aluguel, caso a permanência na casa durante a reforma não seja saudável.

Ter um roteiro detalhado da obra também permite prever os custos com materiais e mão de obra.

 

3. Faça questão de contar com profissionais especializados

Contar com um engenheiro civil é fundamental para sua reforma, pois se trata do profissional qualificado para propor as melhores soluções técnicas para as suas necessidades dentro do orçamento disponível.

É ele que colocará num projeto todos os seus objetivos e planejamento, aprimorando suas ideias e otimizando o uso dos recursos humanos e materiais, o que pode se traduzir em economia.

Conte também com os profissionais certos para executar os serviços com qualidade, tais como pedreiros, carpinteiros e pintores. Essas pessoas precisam ser experientes e ter boa comunicação para que os objetivos sejam atingidos sem erros e com qualidade.

Participe das reuniões feitas para a resolução de problemas e planejamento de etapas. Você se sentirá mais confiante e terá mais controle sobre todo o processo.

 

4. Contrate gerenciamento de obra profissional

O engenheiro civil responsável técnico pela obra é o profissional ideal para fazer o gerenciamento no dia a dia: uma atividade muito abrangente, que requer técnica e experiência. Tocar a obra por conta própria pode tomar todo o tempo do proprietário e ainda resultar em dores de cabeça e prejuízo, pois exige conhecimentos especializados, como logística de materiais e equipamentos, coordenação de pessoal, controle da qualidade e até gestão de crises quando surgem os imprevistos, além de outras funções.

Delegar o gerenciamento ao profissional certo tornará a caminhada mais tranquila e, ao contrário do que muita gente pensa, mais econômica.

 

5. Escolha o fornecedor de materiais com critério

O engenheiro civil responsável pela gestão da obra fará a indicação de todos os materiais necessários à execução. No entanto, o fornecedor também será um influenciador importante na escolha dos produtos, pois conhece as novas tecnologias disponíveis no mercado de construção civil e seus benefícios.

Escolha os materiais com critério, ouvindo os conselhos do engenheiro, e dentro do orçamento. Negocie formas de pagamento e exija entregas dentro do prazo. Caso necessário, mude de fornecedor.

 

6. Mantenha a documentação em dia

O engenheiro civil responsável técnico pela obra se encarregará de todos os projetos e trâmites necessários junto à Prefeitura e órgãos competentes para que a reforma ocorra em linha com as exigências legais, sem o risco de multas e outras sanções. Alguns dos documentos que farão parte do processo são a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o alvará de reforma, dentre outros, que variam conforme o caso.

 

7. Mantenha o pé no chão

Na empolgação de realizar o sonho da reforma, muita gente acaba extrapolando o orçamento. Gastar um pouquinho a mais neste ou naquele acabamento pode virar uma bola de neve difícil de pagar. É por isso que planejar e seguir esse planejamento é tão importante – não deixe que a caminhada rumo à valorização do seu imóvel vire um pesadelo.

 

Siga essas dicas se você deseja iniciar a jornada da ampliação do imóvel com o pé direito. Saiba que, na Oldra Engenharia, você encontra serviços acessíveis desde o projeto e sua aprovação, até o gerenciamento da obra e toda a sua regularização. Fale conosco e surpreenda-se com o excelente custo-benefício!